13 Junho, uma data especial
No dia 13 de Junho ocorrem em Tavira as festas de Santo António.
A Igreja do antigo Convento de Santo António dos Capuchos, na Atalaia, ilumina-se e enfeita-se com as flores de papel produzidas pelos Tavirenses, com precisão e amor. As pessoas juntam-se, cantam e dançam, comem e alegram-se.
Nesta data celebra-se a morte de Santo António de Lisboa. É o Santo mais popular em Portugal e são-lhe atribuídos vários milagres entre os quais falar com os peixes e conseguir arranjar casamentos. Por isso é considerado o Santo Casamenteiro.
O Santo e as Pessoas
Santo António nasceu como Fernando Bulhões, nome tipicamente português, em data incerta – provavelmente em 1195, no final do século XII. Movido pela fraternidade Franciscana, era simples e modesto, cultivava a pobreza e aliava a contemplação e a prática.
Apesar da sua modesta estatura (1,70m) era um gigante na oratória, arrastando as pessoas com as palavras persuasivas e excelente timbre vocal. Estava próximo delas, compreendendo os seus anseios e indo ao seu encontro. Estas acreditavam no seu poder transformador de destinos.
E as Pessoas de Tavira unem-se em seu redor, em bailaricos ao som da sua Banda Filarmónica, bem orquestrada e alegre, apesar de vestida de cinzento.
O Santo e Pessoa
Também nesta data nasceu Fernando Pessoa, ligado á cidade de Tavira através dos poemas do seu heterónimo tavirense “Álvaro de Campos”.