Provérbios Algarvios: influência Árabe

A presença Árabe na Península Ibérica foi longa e impactante. Entre o século VII e o século XVIII influenciou diversos aspetos da vida quotidiana, incluindo a linguagem, a agricultura, a arquitetura e as tradições populares. O Algarve foi uma das regiões mais afetadas pela cultura islâmica devido à sua localização geográfica e ao tempo prolongado de ocupação – mais de 500 anos.

A linguagem Árabe esculpiu os provérbios do Algarve com as suas rimas, ritmos e sons. Extremamente ricos mas simples, baseados na tradição oral e socialização, são breves e concisos, de fácil memorização.

No mercado de Tavira encontrámos provérbios que traduzem a cultura das suas gentes e as influências Árabes. Estas estão bem presentes nos temas escolhidos, focados na vida quotidiana, nas relações Humanas, na sabedoria e no conhecimento, no tempo que passa, na ética….

Refletem os hábitos, os sabores e a importância da socialização, da paciência e do vagar, das amizades das suas gentes. Tudo isto se transforma em sons e palavras nos provérbios, que são uma ode ao sentido prático. Ir ao mercado é, assim, uma boa forma de conhecer melhor as tradições de Tavira!

Quem come tudo num dia, no outro assobia.

Da mão à boca vai-se a sopa.

Pão e figos, merenda e amigos.

Melão e melancia só se conhecem depois de abertos.

Bem estou com meu amigo que come seu pão comigo.

Filho de peixe sabe nadar.

Pescador apressado perde o peixe.

Convidamo-lo a visitar e experienciar o mercado de Tavira com os seus próprios olhos, de segunda a sábado, entre as 7h e as 13h.

Iniciar conversa
1
Entre em contacto connosco!
Reserve já connosco! Envie-nos o seu nome e datas e responderemos em menos de 24h úteis!