Tavira Mediterrânica
Tavira é a comunidade representativa de Portugal na candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Esta candidatura resultou da cooperação entre sete países: Chipre, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos e Portugal. Cada país é representado por uma comunidade e Portugal escolheu Tavira.
Embora Tavira não seja banhada pelo Mediterrâneo, o seu clima e a influência milenar dos povos mediterrânicos tornaram este facto irrelevante.
No antigo mercado municipal encontra-se um espaço dedicado à divulgação da Dieta Mediterrânica e sua cultura. Poderá encontrar alguns objetos característicos deste estilo de vida, com os seus materiais naturais e sustentáveis.
Uma mesa com as ondas do mar, com o azul do mar e o castanho das árvores de sequeiro: enfim, a Natureza.
O mundo mediterrânico
O mar Mediterrâneo banha diferentes países com distintas identidades políticas, religiosas e linguísticas. As suas águas calmas e mornas permitiram o comércio, as migrações e as guerras entre povos, nascendo influências recíprocas e transferências de saberes e sabores.
Este mar Mediterrâneo traz luz e amplitude, calor e humidade, oscilações térmicas e variedade.
As estações do no ditam as colheitas, os rituais e os sabores. A amenidade do clima convida ao convívio e à partilha à mesa, numa hospitalidade aberta e calorosa.
Tudo isto é Tavira, à sua espera na Quinta da Baleeira.
Jantado no terraço avistando o mar, que podia ser o Mediterrâneo.