Tradição têxtil

A vocação marítima de Tavira permitiu a entrada e a exportação de tecidos, tapetes e sedas. A sua localização periférica, na franja ocidental da Europa, determinou que as peças mais valiosas ficassem nos outros portos mais centrais. Ainda hoje podemos apreciar, em Tavira e em Vila Real de Santo António, uma viva atividade comercial têxtil. Vendem-se atoalhados, panos, tecidos a bons preços.

Opulência e Modernização de Portugal

Foi no reinado de D. João V (1706- 1750), o Magnânimo, que se terá iniciado um apoio substancial às artes em Portugal. Fruto da descoberta de ouro no Brasil, o seu reinado foi faustoso e opulento.

 Chamou grande número de sábios e artistas estrangeiros, astrónomos, músicos e arquitetos. A primeira fábrica de tapetes terá sido inaugurada em Lisboa no seu reinado, mas não terá deixado vestígios nem obras.

O terramoto de 1755 destruiu muitas das obras do reinado de D. João V, particularmente em Lisboa, mas também no Algarve.

O sucessor de D. João V, D. José I, o Reformador, promoveu a modernização do país através das políticas do seu secretário de estado Marquês de Pombal, apoiando a industrialização.

A fábrica de tapeçarias de Tavira

Após o sismo de 1755 foi necessário redecorar, também com tapetes, os palácios e as casas ricas do Reino.

Pareceu uma boa estratégia o início da sua produção em Portugal, existia necessidade e, portanto, mercado potencial.

O tapeceiro francês Pedro Mergoux, que terá aprendido a arte em de Aubosson e o seu sócio Teotónio Heitor apresentaram um pedido, em 1776, para estabelecerem em Tavira “ou em qualquer sítio da sua escolha no Reino do Algarve” uma fábrica de tapeçarias de lã, seda e algodão.

Escolheram Tavira pela sua localização, baixo custo de vida e qualidade das suas hortas.

Até ao seu encerramento em 1783 passaram apenas sete anos, tantos quantos os seus aprendizes que não conseguiram, contudo, acabar a sua formação.

A morte de Marquês de Pombal, em 1782 e a concorrência das importações conduziram à falta de apoio e condições de mercado para sobreviver.

Foi um sonho fugaz, quem sabe se renascerá?

Iniciar conversa
1
Entre em contacto connosco!
Reserve já connosco! Envie-nos o seu nome e datas e responderemos em menos de 24h úteis!